Guia da confeitaria de sucesso – Como precificar os produtos?

A maioria dos confeiteiros baseia seus preços no custo das matérias-primas e ainda no tempo de produção, mas essa fórmula não está correta. Seus preços deveriam incluir coisas tipo o tempo para limpeza, embalagem, o tempo e dinheiro gastos promovendo seu negócio. O grande custo escondido na confeitaria é o tempo. É fácil esquecer o tempo gasto fazendo flores, por exemplo e ainda descobrir depois que só ganhou 50 centavos por hora em uma criação fabulosa.

Quando a questão é definir  o preço certo para seu produto ou serviço, não há uma fórmula ou resposta correta única. Mesmo dentro do mesmo tipo de negócio, o que funciona para uma empresa, pode não funcionar para outra. Hoje, se você buscar no Google precificar produtos, retornará 406.000 resultados. Mas quando você precisa precificar seu produto deve fazê-lo por comparação e usar um pouco de arte e imaginação. Requer conhecimento do mercado como ele é hoje, visão para saber como será no futuro e lógica para decidir o que cobrirá os custos e maximizará os lucros.

Como não há um guia para precificação de produtos, antes de criar sua própria lista, considere se preço irá escolher fará a diferença para você e para o seu negócio e ainda se irá atrair consumidores.

Não há fórmula para o certo e o errado, mas vamos listar alguns erros que podem ser evitados no processo de planejamento de preços para sua empresa.

Erro 1: Pensar que é melhor ter o menor preço

Esta técnica pode funcionar para empresas que vendem produtos não diferenciados, mas tenha em mente que a estratégia de ter o menor preço deve basear-se em grande investimento inicial e produção em larga escala.

Erro 2: Esquecer-se que seu preço também é sua “mensagem de marketing”

Como você deseja que seus consumidores o vejam? Se os preços são muito baixos, as chances são de que a opinião que se forma em torno do seu produto é que é de baixa qualidade. Isto levará a atrair um público que não é o que você queria. Não se esqueça que os preços enviam uma mensagem ao cliente que diz “Eu acredito que valho isto.” A curto prazo, seus preços vão te posicionar. Por isso, tenha cuidado ao estabelecer preços.

Erro 3: Subestimar os custos reais

Precificar seus produtos baseando-se na sua margem de lucro total é um erro. Você deve considerar seus custos como um todo: o aluguel, pagamentos de funcionários, os custos de marketing, instalações, etc. Se você não considerar estes custos quando estabelecer seus preços, você pode ficar sem dinheiro.

Seus preços afetam as operações do seu negócios

Além do risco de dar a impressão errada sobre seu negócio, precificar seu produto muito abaixo, pode comprometer a moral e a missão de sua empresa. Assim, pergunte-se:

Baixar demais os preços não seria também baixar a qualidade.?

E ainda, isto não seria um tipo de concorrência desleal e draconiana?

Considere a questão da precificação do seu produto como um todo

Na melhor das hipóteses, este artigo vai fazê-lo pensar nos preços para além dos custos das matérias-primas. Como vimos, o preço é essencial para compor a marca e o futuro da sua empresa. Colocar um preço no produto não responde à grande questão que vai alavancar seu negócio: Como agregar valor? Como você vai se virar no futuro? Como vai lidar com a concorrência?

Pense nisso! 😉

Espero que este post tenha ajudado. Se quiser ler os outros posts da série, clique aqui: Guia da Confeitaria de sucesso

E se estiver precisando de acessórios para seu novo projeto, acesse a loja: http://www.mixefesta.com.br/acessorios-para-confeitaria/

Se gostou deste post Curta, Compartilhe. Deixe seu Comentário! Adoro ler o que escreve!

formacao-de-preco1


Fonte: B Plans e Maketing dicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s